PROCURA-SE:
Líderes e Professores Fiéis, Disponíveis e Dispostos a Aprender
Pámela Kuhn
Adap. Taty Amaral
Fidelidade
O primeiro requisito para os líderes e professores é a fidelidade. Qual é seu nível de compromisso para com as crianças? Você pede para ser substituído devido a uma dorzinha qualquer? O sentimento hoje-não-estou-com-vontade-de-passar-a-lição faz com que você pegue o telefone? É fácil encontrar alguma desculpa para não comparecer à sua classe ou departamento? Se isto estiver acontecendo você precisa rever sua fidelidade.
As visitas que minha mãe nos faz sempre ocorrem durante a semana. Embora vivamos distante uma da outra ela sempre apresenta a desculpa para voltar logo: “Tenho de estar com as crianças na Escola Bíblica”. Ela ensinava na classe dos primários e agora ensina na classe dos adolescentes. Recentemente, depois de estar enferma a semana toda, liguei para ela no domingo à tarde e perguntei: “Você ficou em casa hoje?”
-- Não -- foi a resposta. – Tinha de passar a lição na minha classe.
Muitas vezes a infidelidade se manifesta quando deixamos de ser fiéis no nosso preparo.
1. Você leu todo o programa ou lição no início da semana?
2. Você preparou uma lista de idéias, na segunda-feira?
3. Você providenciou o material na quarta-feira?
4. Você orou por seus alunos durante a semana?
Se você respondeu “não” para alguma das perguntas acima, pode estar sofrendo do mal da procrastinação. Procure ser fiel durante a semana toda!
A fidelidade é um elemento muito importante para os líderes e professores.
Disponibilidade
O segundo elemento é estar disponível às crianças a quem você serve. Elas sabem como contatá-lo quando têm um pedido de oração? Podem ligar para você quando têm uma necessidade espiritual?
Você está disposto a deixar o que está fazendo para estar com seu aluno quando sente que ele está lutando com algum problema?
Assegure a seus alunos de que poderão procurá-lo sempre que desejarem. Deixe o número de seu telefone bem visível em algum lugar da classe. Anote também este verso bíblico ou outro de sua preferência: “Se uma delas cair, a outra a ajuda a levantar-se; mas o homem sozinho quando cai, está em má situação. ... duas pessoas juntas podem se defender melhor” (Eclesiastes 4:10, 12, BV). Ainda que nunca telefonem para você, saberão que têm alguém a quem recorrer.
Quando uma criança pede oração, ore! Não generalize dizendo: “Senhor, abençoe os alunos desta classe”. Ore de forma específica: “Senhor, Tu conheces a preocupação do João e o pedido de oração que ele fez. Hoje, entrego-Te as preocupações dele. Que a Tua vontade se faça em tudo. Ainda, Senhor, ajuda-me a ser um amigo especial para auxiliar o João”.
Ore diariamente. Faça acompanhamento. “João, Deus o ajudou em sua prova de matemática?” ou “Seu problema de saúde melhorou?” Louvem juntos a Deus quando houver resposta. Isso irá formar laços entre você e os alunos e demais auxiliares na classe – não importa se tenham 5 ou 50 anos.
Disposição de Aprender
O último elemento para termos líderes e professores especiais é a sua disposição de aprender. Não presuma que você sabe tudo a respeito do programa ou da lição simplesmente porque pensa: sou o líder ou ouvi essa história durante toda a minha vida. Minha mãe sempre utiliza uma porção de livros e comentários em seu estudo diário da lição. Pesquise formas criativas de alcançar seus alunos para ensinar uma história conhecida da Bíblia. Assista a seminários, converse com líderes e professores bem-sucedidos em seu ensino. Pesquise todos os livros possíveis a fim de tornar a lição mais interessante e prazenteira.
Acima de tudo, peça a Deus para lhe ensinar. Ore diariamente: “Senhor, abra meus olhos para aquilo que Tu desejas que eu ensine na minha classe”.
Ainda, Sorria com Verdadeira Alegria
Sorria com verdadeira alegria. Joseph Marmion disse: “A alegria é o eco da vida de Deus em nós”. Sorria sempre; isso irá criar no coração de cada aluno o desejo de conhecer a Deus.
Neemias escreve no capítulo 8 e no verso 10: “A alegria do SENHOR é a vossa força”. Certo pastor costumava dizer: “Deus nos dá forças para Lhe obedecermos, pois a nossa obediência deixa-O alegre”. Se nos empenharmos para sermos bons professores, então iremos obedecer aos Seus mandamentos. “Siga a determinação do Senhor para execução da sua obra” (II Timóteo 2:5, BV).
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