sexta-feira, 29 de julho de 2011

Boas Maneiras na Casa de Deus

Para o Professor

          Todos nós, os cristãos, precisamos de orientação sobre como nos comportar na Casa de Deus, pois somos mordomos de tudo o que Deus nos dá para usarmos no Seu serviço: saúde, dinheiro, prédios, móveis, instrumentos musicais, tempo, vidas.  Deus tem confiado a nós professores, o bem mais valioso: somos mordomos das vidas de nossos alunos.  As criançs são inteligentes e capazes de ter um bom comportamento na Casa de Deus e em qualquer lugar.  O que lhes tem faltado são professores e pais que disponham de tempo e persistência para orientá-las, orar por elas e com elas, gastar tempo para aconselhá-las, e também dar-lhes bom exemplo.

          Muitos adultos se queixam da indisciplina das crianças na igreja, porém o problema está, muitas vezes, na falta de boa orientação.  As crianças precisam de bons disciplinadores que reconheçam que são mordomos do Senhor para treinar as vidas que Ele lhes confiou.

          É importante que o professor não se esqueça de que "sem nascimento não há crescimento".  É necessário tomar cuidado para não esperar um comportamento cristão de uma criança que ainda nem nasceu de novo.

          Esta lição vai mostrar, especialmente às crianças crentes, como ter Boas Maneiras na Casa de Deus.  A lição divide-se em cinco partes.  Você pode apresentá-la de uma só vez como o ensino principal de sua aula, ou usar uma parte cada semana, por exemplo, na abertura da aula.

          Depois de apresentar esta lição, observe o comportamento de seus alunos na Casa de Deus.  Periodicamente, volte a abordar este assunto, pois com a repetição as crianças assimilarão melhor o ensino.

Versículo Central
“Porque fostes comprados por preço. Agora pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” I Co 6.20

          Para a criança salva, explique que Deus a comprou para Ele. Tudo o que compramos tem uma finalidade, por exemplo: roupas é para vestir, comida é para comer, sabão é para limpar, etc. Deus nos comprou e nos salvou do castigo do pecado, a morte eterna, para que nós O glorificássemos. Você sabe como glorificar a Deus em seu corpo? Nesta lição nós vamos aprender com 2 meninos como glorificar a Deus e ter BOAS MANEIRAS NA CASA DE DEUS. 
            
          Para a criança não salva, o versículo central pode ser usado para a apresentação do plano da salvação para a criança não salva: para isso explique : Deus pagou o preço para comprar você, mas é preciso aceitar esse pagamento, que é a morte de Jesus Cristo na cruz. Em I Co 15:3,4s: “Cristo morreu pelos pecados segundo as escrituras.”Os nossos pecados merecem um castigo: a Morte. E Jesus recebeu este castigo, morrendo por mim e por você. Ele pagou o preço que nós deveríamos pagar, pois somos pecadores. Pecado é tudo o que desagrada a deus; a Bíblia diz: “eu nasci na iniqüidade e em pecado me concebeu minha mãe” Sl 51:5. Desobedecer, brigar, duvidar de Deus, sentir raiva, e... são alguns exemplos de pecados; e ainda que nasceu em pecado e, por isso, é pecador como eu, também. Jesus, sendo perfeito, não merecia morrer, mas Ele fez isso para provar que Deus ama você quer perdoar o seu pecado. Jesus pode salvar você porque venceu a morte. Ele está vivo e hoje pode ser o seu salvador. Rm 6.23 diz que “O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus.” DOM GRATUITO é presente, é de graça. Você quer receber o Senhor Jesus Como o seu único Salvador? Então abaixe a sua cabeça e fale com Jesus, assim: “Querido Jesus, eu reconheço que sou pecador e creio que o Senhor morreu na cruz para me salvar. Eu quero que o Senhor venha em minha vida e perdoe o meu pecado; quero que o Senhor seja o meu único salvador. Obrigada, amém.”

(Professor, procure verificar após a aula, a decisão feita pela criança que orou recebendo a Jesus como Salvador: para isso, providencie aconselhamento.)








Fonte: revista o Evangelista de Crianças - Apec

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...